Construir um CV Eficaz


Nota Prévia
É muito importante usar as redes sociais em teu proveito. Na procura de emprego, deves ter conta no LINKEDIN, já que tem um objetivo quase puramente profissional. Todavia, não te esqueças que um potencial empregador irá pesquisar-te também no FACEBOOK ou no TWITTER. Assim, cuidado com o que publicas. Publicações polémicas e fotos em festas são algo a evitar.

Introdução
O formato que deves utilizar é o CV Europass, do qual pode fazer downloadAQUI.
Deves escrever uma carta de apresentação onde, em poucas linhas, expliques o porquê da tua candidatura. Pode ser enviada por correio juntamente com o CV. Se utilizares o E-mail, cola estas linhas no corpo de texto do mail.
O currículo é o teu cartão de visita no mercado de trabalho; é a partir dele que o recrutador decidirá se vai ou não prosseguir para uma entrevista de emprego. Realça as tuas melhores qualificações.
Usa verbos dinâmicos e ativos como: organizar, ensinar, gerir, planear, etc.
Evite referências a gostos pessoais como filiações religiosas, clubísticas, partidárias.

Apresentação
O Curriculum Vitae deve ser curto, claro e conciso: não deve exceder as duas páginas.
A informação lá contida deve corresponder à realidade. As mentiras no CV são facilmente desmascaradas em entrevista de emprego. Por isso, mentir no CV é apenas perda de tempo - quer para o candidato, quer para a entidade empregadora.
- Os empregadores podem receber até centenas de CV’s por dia. É por este motivo que deve escrever uma carta de apresentação para cada vaga específica, apresentando as tuas motivações em concorrer para a vaga. Não utilizes letras bordadas, figuras, desenhos ou outros enfeites. O CV é um documento formal. Não fujas muito ao ModeloEuropass.
- Cuidado com os ERROS ORTOGRÁFICOS E GRAMATICAIS! Um CV cheio de erros não impressiona ninguém, muito pelo contrário! Pode ser útil pedir a amigos para reverem o CV, antes de entrega.
- Deves abordar os teus interesses nos tempos livres, sem desenvolver em excesso. Só deves fazê-lo se isso trouxer mais-valias ao teu CV.

Dados Pessoais
- Devo apresentar foto? Sim, se a empresa o solicitar. Cuidado com a foto escolhida: olheiras, cabelos despenteados, barba por fazer, decotes e maquilhagens excessivas não são um bom cartão de visita. 
- Devo revelar a minha idade? Este aspeto é opcional. Por uma questão de transparência, é bom avançar com este dado. Contudo, para um candidato acima dos 45 anos de idade, poderá ser uma boa opção não divulgar esta informação até ao momento da entrevista.
- NÃO apresentes um e-mail de contato do tipo “kiducha14@hotmail.com” ou “ohomemcertoparati@gmail.com”. Se for necessário, cria um email novo, mais sóbrio.  

Ordem
Idealmente, a experiência profissional mais relevante para a vaga deve surgir em primeiro lugar. Uma alternativa é apresentar o cargo desempenhado mais recente e recuar no tempo. O empregador quer saber o que andaste a fazer nos últimos tempos. Isso é mais relevante do que aquilo que já fizeste há 10 anos atrás.
Coloca a informação de forma RESUMIDA e CLARA. Foge aos “embelezamentos” de pura retórica.

Formação
Deves colocar a tua formação mais pertinente (por exemplo licenciatura, ensino secundário, 9º ano, cursos profissionais, cursos técnicos). Deves colocar também pequenas formações ou workshops frequentados, sem cair no erro de colocar tudo e formações que não são pertinentes. É importante incluir os nomes das instituições de ensino e as datas de início e fim do curso (mês/ano).
Candidatos com pouca experiência profissional devem enfatizar as suas experiências académicas ou ocupacionais.

Preservar a tua informação
Se decidires publicar o teu CV online, não exponhas toda a tua informação (por exemplo, omite a morada, o nº de telefone, opta antes por um e-mail). Lembra-te: uma vez na internet, para SEMPRE na internet.
Quando enviares o CV diretamente para um empregador, aí sim podes colocar todos os teus dados. Mas… analisa sempre bem quem é este “empregador”. Se te parecer suspeito, salvaguarda os teus dados.

Pretensão Salarial
Quanto achas que deves ganhar deve ser um assunto debatido durante uma entrevista de emprego. Deves pensar num valor, mas apenas debatê-lo neste momento.

ESTAS NÃO SÃO VERDADES UNIVERSAIS. Cada caso é um caso e deves adequar o teu CV ao teu perfil e à candidatura que estás a fazer neste momento.


Informação elaborada com base em pesquisa de internet. Apresenta sugestões: tasmatias@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário